sexta-feira, 21 de maio de 2010

FURG apresenta ferramenta inédita para estudos de impacto ambiental



O Laboratório de Gerenciamento Costeiro da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizou na manhã desta sexta-feira, 21, durante o 4º CBO, o lançamento do Praia - Protocolo de Avaliação de Estudos de Impacto Ambiental, uma ferramenta online inédita para auxiliar analistas ambientais, órgãos de licenciamento ambiental e tomadores de decisão na elaboração e acompanhamento de análises na área.

O objetivo é que os estudos de impacto ambiental passem a se orientar pela nova ferramenta. “Ela é um grande check list”, explica o coordenador do projeto, prof. Paulo Roberto Tagliani, responsável por ministrar o curso técnico “Método de Análise de EIA/RIMA(s)”, no qual foi apresentada a iniciativa. Pelo Protocolo Praia, já em processo de obtenção de patente, o analista responde a perguntas envolvendo diferentes aspectos da avaliação, pode cadastrar mais de um projeto em análise, acompanhar o status de elaboração e remeter diretamente ao órgão solicitante o relatório.

Tagliani afirma que não há ferramentas semelhantes no Brasil e no mundo que agreguem e disponibilizem online os aspectos compreendidos pelo Praia. O novo protocolo proporciona a padronização dos métodos de análise, segundo diretrizes da Comunidade Européia (EIA/EIS Review 2001).

O Protocolo Praia está disponível para os interessados nas versões Português e Inglês. Mais informações sobre a ferramenta e sobre como se cadastrar podem ser obtidas pelo telefone 53 3233 6506 ou pelos e-mails docasmus@furg.br e paulotagliani@furg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário