segunda-feira, 17 de maio de 2010

Começa o CBO 2010


A manhã de segunda-feira, 17, foi muito movimentada no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro – Cidec-sul, no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande. É o primeiro dia do Congresso Brasileiro de Oceanografia – CBO 2010, que a FURG sedia pela primeira vez. São esperados entre 2.500 mil e 3000 congressistas, até a próxima sexta-feira.

Entre os inúmeros temas a serem discutidos em palestras, workshops, cursos e trabalhos científicos, estão o aquecimento do clima, os acidentes com óleo no mar, o lixo marinho, as ações de preservação e prevenção, a piscicultura e as novas tecnologias de pesquisa e trabalhos oceanográficos.
A abertura oficial será às 18h, no auditório principal do Cidec-sul, com as presenças do ministro da Pesca e Aquicultura Altemir Gregolin; do comandante da Marinha almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – Capes, Jorge Almeida Guimarães.

O CBO 2010 está também comemorando os 40 anos do ensino de graduação em Oceanografia no Brasil, que começou em 1970, na FURG. Durante o evento, além de uma cerimônia comemorativa de “reconfirmação de grau” com representantes das 36 turmas já graduadas em Rio Grande, haverá o lançamento do programa “SIGa os Egressos”, desenvolvido pelo Instituto de Oceanografia da FURG com o objetivo de acompanhar onde atuam pelo mundo os formados pela Instituição. Um grande painel está no hall do Cidec-sul, mostrando que os egressos do curso estão espalhados por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário