terça-feira, 18 de maio de 2010

Cidec-Sul fica lotado na abertura do 4º CBO










Solenidade de abertura e pronunciamentos do Reitor João Carlos Cousin, Ministro Altemir Gregolin, Presidente do 4º CBO, professor Luiz Carlos Krug, Presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.
Atrações culturais Renato Borghetti e músicos e Grupo Tholl


O auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) ficou lotado na noite de segunda-feira (17) durante a abertura do 4º Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO). Autoridades civis e militares prestigiaram o evento que teve, além dos pronunciamentos habituais, a assinatura de documentos para a liberação de recursos e a entrega de placas.

Compuseram a mesa o reitor da FURG, João Carlos Cousin; o ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor doutor Jorge Almeida Guimarães; o presidente do 4º CBO, professor Luiz Carlos Krug; o presidente da Associação Brasileira de Oceanografia (Aoceano), oceanógrafo Roberto Wahrlich; o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos; o diretor de Hidrografia e Navegação da Marinha, vice-almirante Luiz Fernando Palmer Fonseca; o secretário da Comissão Interinstitucional para os Recursos do Mar (Secirm), contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira; e o secretário Municipal Édes Cunha (representando o prefeito Fábio Branco). Acompanhado de Chico Saratti e Artur Bonilha, o músico Renato Borghetti executou em sua gaita ponto os hinos nacional e rio-grandense.

O primeiro a se pronunciar foi o presidente do 4º CBO. No discurso, Krug lembrou que a ideia de incluir Rio Grande na relação de cidades que sediassem um evento dessa natureza surgiu em 2005. O esforço dos representantes rio-grandinos surtiu efeito com a confirmação do 4º CBO para a cidade gaúcha. Em 2004 a sede foi Santa Catarina, 2005 Espírito Santo e 2008 o Ceará.

Para o professor, pela estrutura que possui a FURG não poderia deixar de sediar o evento. Outro argumento usado por ele é o fato de a Universidade ser pioneira no Brasil na criação do curso de Oceanologia, em 1970, que passou a ser posteriormente Oceanografia. Enumerou os eventos que seriam realizados, como feira, cursos, minicursos e palestras, entre outros, e enalteceu as pessoas que contribuíram para a concretização do CBO em Rio Grande.

Wahrlich reconheceu a importância da FURG para sediar o CBO e destacou o importante papel do Congresso para a atividade oceanográfica, tanto para professores quanto alunos. O presidente da Capes assinalou o grande mérito os organizadores do Congresso. Abordou também as ações do governo federal na área de educação, principalmente no segmento do Ensino Superior.
O reitor Cousin aproveitou a ocasião para lembrar as pessoas que têm colaborado para o engrandecimento e o crescimento da FURG. De acordo com o reitor, o evento é uma ótima oportunidade para a troca de experiências, já que o 4º CBO está abrigando congressistas de diversas partes do país.

Assinaturas

Antes dos pronunciamentos, o reitor e o ministro da Pesca e Aquicultura assinaram três documentos. Dois deles se referem à liberação de recursos. O primeiro é sobre o Projeto Anchoita, no valor total de R$ 2,2 milhões. Por esse convênio, haverá o desenvolvimento de pesquisas, que vão desde a avaliação do estoque pesqueiro do produto (trabalho sob orientação do professor Lauro Madureira, do Instituto de Oceanografia) até o processamento e industrialização, através do professor Milton Espírito Santo, da Escola de Química e Alimentos (EQA).
O segundo é um acordo técnico. O terceiro prevê a liberação de R$ 300 mil.

No discurso, Gregolin ressaltou o que o Brasil possui um potencial pesqueiro, mas ainda não devidamente explorado. Os números que chegam a 1 milhão de toneladas por ano de produção pesqueira, segundo ele, podem ser muito superiores. Para isso, continuou ele, o governo federal tem investido nesse setor.
Depois, Cousin entregou duas placas. Uma delas foi para o ministro da Pesca e a segunda ao presidente da Capes. Ambas reconhecem o trabalho que as autoridades estão realizando pelo desenvolvimento da Universidade e da Pós-Graduação no país.

Show

Na conclusão do primeiro dia do evento, o grupo Tholl, Imagem e Sonho apresentou o espetáculo Exotique. Com 16 artistas em cena, Exotique mostra um figurino requintado, inspirado em países variados, peças deslumbrantes que ganham um toque mágico na atuação de cada um dos artistas. O público ficou encantado com o que o grupo apresentou no palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário