terça-feira, 18 de maio de 2010

1º Workshop Brasileiro sobre Lixo Marinho na expectativa para Política Nacional de Resíduos Sólidos




A Dra. Monica F. da Costa da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) abriu os trabalhos do 1º Workshop Brasileiro sobre Lixo Marinho comemorando a realização do evento junto ao 4º CBO e os avanços nas pesquisas e conquistas do setor no país. O ano de 2010 marca os 15 anos da primeira monografia sobre o tema, defendida na FURG e referência nacional do início dos trabalhos científicos sobre o lixo marinho.

Nessa década e meia, a pesquisadora salienta a chegada dos pesquisadores à mídia, o que tem contribuído para difundir as ações principalmente de prevenção do descarte de resíduos sólidos em águas marinhas. Se o tema também já tomou conta das discussões nas escolas e lares brasileiros, Mônica lembra que nem sempre foi assim. Havia resistência dos próprios pesquisadores a quem se aventurasse em estudos na área. A mudança veio de forma simples: a problemática do lixo tomou proporções que afetam a todos, inevitavelmente.

Um dos temas abordados durante a tarde foi a sanção aguardada pelo grupo de pesquisadores sobre lixo marinho da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dra. Mônica acredita que o presidente Lula possa sancioná-lo no dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Também foi apresentado o projeto do 1º Encontro Brasileiro sobre Lixo Marinho, a ser realizado no segundo semestre de 2012, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário